Sistema d++: A Premissa Básica e Uma Difícil Decisão

26/07/2011 at 12:49 am 3 comentários

HWRRRARRR!!! Saudações do brejo a todos! Neste segundo post sobre o Sistema d++ (nome provisório) apresentarei minha proposta para a mecânica básica do sistema e quero sugestões de como isso pode ser aprimorado.

Mecânica Básica do Sistema d++:

Role 1d20 + modificador de atributo + modificador de perícia (+ outros modificadores, claro) e compare o resultado com um número-alvo (uma Classe de Dificuldade (CD) determinada pelo Mestre ou pelas regras ou uma jogada resistida). Se o resultado for superior ao número-alvo, a jogada foi bem sucedida, se for menor, a tentativa falhou. Caso os resultados sejam iguais, ocorre um empate, com resultados distintos conforme a situação. Em caso de sucesso o resultado se dará através da margem de sucesso (peguei emprestado do GURPS…), a diferença entre o resultado da jogada e o número-alvo.

Parece complicado, não? Então vamos às explicações:

  • 1d20: num primeiro momento, este será o único dado utilizado no sistema. Dados de 4, 6, 8, 10 e 12 lados serão “substituídos” pela margem de sucesso, que será explicada adiante.
  • Modificador de Atributo: todo personagem terá alguns atributos básicos que definem como ele é (forte, ágil, inteligente, simpático, etc.). Esses atributos são expressos de forma numérica: um atributo acima da média concede um bônus às jogadas envolvendo aquele atributo, enquanto um atributo abaixo da média impões uma penalidade. Os atributos serão explicados num outro post.
  • Modificador de Perícia: enquanto os atributos definem o quê um personagem PODE fazer, as perícias definem o quê ele SABE fazer. Perícias definem as competências do personagem em diversas áreas (físicas, mentais, intelectuais (há uma diferenciação ai), sociais, etc.). A competência numa determinada perícia é expressa por meio de um bônus, somado à todas as jogadas envolvendo aquela perícia. As perícias também serão discutidas em outro post.
  • Outros Modificadores: vários fatores (condições favoráveis ou desfavoráveis, equipamentos ou a falta deles, aptidões ou inaptidões raciais, etc.) podem alterar uma jogadas, positiva ou negativamente, concedendo bônus ou penalidades em determinadas situações.
  • Número-Alvo, Classe de Dificuldade e Jogada Resistida: sempre que o personagem tenta obter sucesso numa jogada, ele deve superar uma determinada dificuldade, um número-alvo. Se o desafio for um evento que não vise especificamente o personagem, como uma armadilha a ser evitada, uma parede a ser escalada ou um abismo a ser superado, o número-alvo será um valor fixo, chamado Classe de Dificuldade, determinado pelo Mestre ou pelas regras. Caso o desafio vise especificamente o personagem, como um feitiço lançado por um mago maligno ou um ataque inimigo, é realizada uma jogada resistida e, nesse caso, aquele que obtiver o maior resultado vence. Isso também será explicado em detalhes num próximo post. Por hora, basta saber que a Classe de Dificuldade (CD) básica do sistema é 10. Tarefas mais fáceis têm uma CD menor, enquanto tarefas mais desafiadoras possuem uma CD maior.
  • Margem de Sucesso: em caso de sucesso (ou seja, quando o resultado da jogada supera o número-alvo), o resultado é determinado de acordo com a margem de sucesso, a diferença entre o resultado da jogada e o número-alvo. Esse resultado geralmente será pontual. Exemplo 1: o personagem ataca o orc com sua espada e supera a defesa do monstro por 4 pontos. Nesse caso, ele causa 4 pontos de dano ao orc. Exemplo 2: o personagem tenta levantar uma porta de pedra para que o grupo escape da masmorra e supera a CD por 7 pontos. Nesse caso, ele consegue manter a porta levantada durante 7 rodadas. A margem de sucesso será detalha num próximo post também.
Então, pessoas civilizadas, o quê acharam da premissa desse sistema ainda totalmente experimental? Será que tem algum futuro? Gostaria muito de suas opiniões, para saber em quê devo melhorar, o quê está bom, e o quê não faz sentido algum. sei que o sistema não tem nada de muito inovador, todas as ideias vistas aqui já foram pensadas por alguém. Mesmo assim, acho que ainda posso criar algo aproveitável.
No próximo post pretendo tratar sobre os atributos básicos. Até lá!
Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Sistema d++ Sistema d++ – Nova Proposta de Mecânica Básica, Totalmente Reformulada (Agora Vai!)

3 Comentários Add your own

  • 1. Troll do Brejo  |  26/07/2011 às 1:24 am

    Nossa, escrevi tanto e nem expliquei o porquê da “difícil decisão” do título do post. É que os sites Garagem RPG e RPGénesis estão com um concurso de criação de RPGs, contudo esse RPG deve ser escrito em 7 dias, a contar do dia 13 de Agosto. Ou eu esperava até lá para começar a escrever, ou começava aqui, abdicando da minha participação no concurso (com o sistema d++, claro que ainda posso participar com outro sistema). Optei pela segunda opção. Para mais informações sobre o concurso,acessem: http://garagemrpg.com.br/ e boa sorte a quem for participar.

    Agora sim, voltamos com a programação normal.

    Responder
  • 2. Mu, the Padawan  |  31/07/2011 às 8:38 pm

    Bom trabalho, Troll do Brejo!

    Não posso opiniar sobre as minucias do seu projeto em virtude da pouca pratica que diponho. Contudo, sua ideia principal me parece bastante interessante: reunir os pontos fortes de diversos sistemas e combiná-los com algo inovador criado por você.

    É certeza de sucesso!

    Responder
  • 3. Troll do Brejo  |  03/08/2011 às 6:03 pm

    @Mu, the Padawan: Que bom que gostou da ideia. E não se preocupe, a prática também não é o meu forte.

    Responder

Deixe aqui sua resposta, mas seja educado, afinal, o troll aqui sou eu.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Estatísticas do Blog

  • 389 acessos

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novosartigos por email.

Junte-se a 1 outro seguidor


%d blogueiros gostam disto: