Sistema d++: Atributos

28/07/2011 at 3:06 pm 3 comentários

Olá, pessoas que comem com talheres! Cá estou eu, o humilde Troll do Brejo, para finalmente falar sobre os atributos básicos do sistema d++, enquanto não arranjo um nome mais adequado.

ATRIBUTOS

Os atributos definem como um personagem é: forte, ágil, inteligente, carismático, etc. Essas características são expressas por meio de dados, chamados dados de atributo, que variam de d4 a d12. Quanto maior o tipo de dado, melhor.

Poder
Dado
Péssimo
d4
Ruim
d6
Médio
d8
Bom
d10
Excelente
d12

Vigor: o Vigor mede a força muscular, saúde e resistência física do personagem. Esse atributo é utilizado de forma ativa para erguer peso, quebrar objetos, lutar corpo a corpo, intimidar alguém por meio da força, escalar, nadar, saltar e outras proezas que exijam uma aplicação súbita de força. Passivamente, ele é utilizado para resistir a cansaço físico, venenos, doenças, privações físicas, como fome e sede, prender o fôlego, etc. O Vigor também determina quanto equipamento um personagem é capaz de carregar, e quanto dano físico ele pode suportar antes de morrer.

Agilidade: Agilidade é um misto de coordenação motora, velocidade, flexibilidade e destreza manual. É utilizada ativamente para atacar à distância, atacar corpo a corpo com precisão, equilibrar-se sobre superfícies instáveis, passar por espaços apertados, realizar façanhas acrobáticas, truques manuais e outras proezas que exijam velocidade e boa coordenação. Passivamente, esse atributo é utilizado para esquivar-se de ataques e reagir com velocidade a situações de perigo. A Agilidade também determina o deslocamento do personagem em combate.

Intelecto: Intelecto representa a inteligência do personagem, sua capacidade de raciocínio, percepção, capacidade dedutiva, memória, cultura, educação e capacidade de improviso. Esse atributo é utilizado ativamente para perceber detalhes, aprender coisas novas, processar informações, convencer alguém por meio de argumentos lógicos e outras tarefas que requeiram astúcia e atenção e de forma passiva para recordar informações, discernir mentiras e ilusões, evitar ser surpreendido, entre outras tarefas.

Carisma: Carisma mistura força de vontade, simpatia, beleza, coragem e capacidade de influenciar outras pessoas. Enquanto o Intelecto representa o lado racional do personagem, o Carisma representa seu lado emocional/sentimental. Carisma é usado ativamente para convencer outras pessoas, por meio de enganação, barganha, diplomacia, sedução e outros meios de influência social. Passivamente, o Carisma é utilizado para resistir a medo, dominação mental e para retomar o ânimo.

Com isso, temos 2 atributos físicos (Vigor e Agilidade) e 2 atributos mentais (Intelecto e Carisma). Acredito que estes 4 atributos sejam suficientes para cobrir quase todas as situações físicas, mentais, sociais e emocionais que venham a surgir no decorrer de uma sessão de jogo. Que tal? Acham que esses 4 atributos são suficientes ou devo adicionar algum? Gostaram das nomeclaturas? Quero saber a opinião de vocês quanto a isso, então, por favor comentem.

E no próximo post, uma visão superficial das perícias do sistema.

Anúncios

Entry filed under: Sistema d++. Tags: , .

Sistema d++ – Nova Proposta de Mecânica Básica, Totalmente Reformulada (Agora Vai!) Sistema d++: Perícias

3 Comentários Add your own

  • 1. Éder  |  01/08/2011 às 7:15 pm

    VAIC D++

    acho q os atributo estão tri assim, abrangendo todas as qualidades de um personagem, e com menos atributos melhor pois deixa mais dinâmico o jogo, pra equilibrar com a quantidade de dados.
    Ficou bom.

    Responder
  • 2. Troll do Brejo  |  01/08/2011 às 8:36 pm

    @Éder: obrigado pelo comentário. De fato, a intenção é minimizar os atributos (e também as perícias), maximizando as possibilidades de cada um.

    Responder
  • 3. Mestre Walla  |  04/11/2011 às 9:47 pm

    Hmm, esse sistema de atributos parece interessante. Juntar Força e Constituição num único atributo até que faz bastante sentido.

    Responder

Deixe aqui sua resposta, mas seja educado, afinal, o troll aqui sou eu.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Estatísticas do Blog

  • 389 acessos

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novosartigos por email.

Junte-se a 1 outro seguidor


%d blogueiros gostam disto: